Capitães da Areia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As crianças do Trapiche

+30
Caio José
Paulo Emílio
Danilo César
Maria Luiza
Nicolly Faria
Giovanni Avelar
Laura Arruda
Vitor Hugo
Bianca Nicoli
Vitor Rocha
Nicole Valadares
Ana Luísa Morato Nicoli
Laura Alves
vitor brito
Júlia Lino
Anna Luiza Monteiro
Bruna Borges
Lídia Araújo
João Vítor Xavier
Júlia Machado
Eduarda Araújo
Laura Albuquerque2
Luiza Rodrigues
Dayane Miranda
Lucas Souza
Vinícius Eduardo
Letícia Sousa
Alice Alves
João Vitor Valadares
Admin
34 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty As crianças do Trapiche

Mensagem por Admin Seg Ago 18, 2014 1:13 pm

Em paralelo com as discussões sobre a descrição do cenário do Trapiche e sobre a liderança de Pedro Bala, podemos também refletir, ainda no mesmo capítulo, sobre as crianças que vivam no Trapiche. Duas questões irão movimentar a discussão inicial:

1) Como eram as crianças que vivem no Trapiche?
2) Você conseguiria sobreviver nas mesmas condições dessas crianças?


Admin
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/08/2014

https://capitaesdaareia.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por João Vitor Valadares Sex Ago 22, 2014 2:04 pm

1) As crianças que vivem no Trapiche tem em média de 10 a 16 anos. são todos garotos de rua, que perderam os pais, foram abandonados ou fugiram de casa em busca da liberdade da Bahia. Tem personalidades fortes, alguns apresentam verdadeiras vocações e outros nasceram para ser malandros. Os jovens do Trapiche sobrevivem do furto dos mais diversos objetos. As vezes o livro nos revela os sentimentos confusos deses garotos, que não tem uma estrutura familiar para lhes moldar para o mundo, mas nos mostra também a alegria que alguns sentem pela liberdade.
2) Falar que eu conseguiria é complicado, pois no livro tudo parece mais fácil. Mas conviver com a dura realidade de ser uma criança de rua é bem mais difícil que parece. Eu acho que eu conseguiria viver nas mesmas condições dessas crianças, porém não gostaria de forma alguma de viver assim.

João Vitor Valadares

Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Alice Alves Sex Ago 22, 2014 5:37 pm

1) Eram crianças de todas as cores. Tinham de nove aos dezesseis anos que ficaram órfãs ou foram abandonadas. Mesmos sujos, esfomeados vagavam pelas ruas da Bahia, as vezes praticando furtos para poder comer.
2) Creio que eu não conseguiria, pois é uma realidade muito dura e muito difícil, no qual eu não adoraria viver jamais.

Alice Alves

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Letícia Sousa Sex Ago 22, 2014 5:51 pm

1)As crianças que vivem no trapiche tinham de nove a dezesseis anos, conhecidos por furtar e viver na malandragem, passando dificuldades como a fome. Eram crianças que foram abandonadas, e agora vivem na liberdade das ruas da Bahia.
2)Se por uma questão de sobrevivência, eu até conseguiria, mas seria muito difícil viver sem uma estrutura familiar, sem segurança, vivendo de furtos e outros meios que colocam até suas vidas em risco.

Letícia Sousa

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Vinícius Eduardo Sex Ago 22, 2014 6:09 pm

1)As crianças do Trapiche tinham em média as idades de 10 até 16 anos. Todas são crianças de rua que perderam os pais quando mais novos ou que foram abandonados. Alguns roubam por falta de opção, outros porque já nasceram pra isso. As vezes à uma briga ou outra entre eles mais na verdade eles são considerados todos como uma família.
2)Acredito que não, pois as condições são precárias demais, eu não conseguiria roubar nada, não suportaria a perda de meus pais e não conseguiria viver com frio e fome como os garotos do Trapiche vivem.

Vinícius Eduardo

Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Lucas Souza Sáb Ago 23, 2014 7:54 am

1) As crianças que habitam o trapiche são em média de 9 a 16 anos. Os capitães da areia eram bem uns cem, e desses mais de quarenta dormiam nas ruínas do velho trapiche. Vestiam-se de farrapos, eram sujos, semi-esfomeados, agressivos, falavam palavrões e fumavam cigarros.
2)O livro contesta um pouco o sentido de concepção espontânea. Roubar é certo? Pra eles, naquela situação não há como sobreviver sem o roubo, já que é uma questão de sobrevivência. Acredito que conseguiria, por ser o único jeito de levar a vida que restava para as crianças abandonadas, porém seria muito difícil, já que eu teria que superar as perdas dos pais, o fato de ser uma criança abandonada, o frio e as condições de vida.

Lucas Souza

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Dayane Miranda Dom Ago 24, 2014 10:31 am

1) As crianças tinham entre nove e dezesseis anos, foram abandonas ou ficaram órfãs, viviam na malandragem e furtavam para ter o que comer e vestir.
2) Eu jamais conseguiria viver nessas condições, sem família e precisando roubar para sobreviver.

Dayane Miranda

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Luiza Rodrigues Dom Ago 24, 2014 10:34 am

1)As crianças do Trapiche tinhas nove a dezesseis anos.Todas elas eram eram órfãs ou foram abandonadas.Furtavam para poder comer.
2)Não,pois não conseguiria viver em péssimas condições,exposta a doenças,correndo perigo e tendo que roubar para conseguir algo para comer.

Luiza Rodrigues

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Laura Albuquerque2 Dom Ago 24, 2014 11:40 am

1) As crianças eram simples, vestidas com farrapos, viviam em condições precárias, roubavam para sobreviverem, eram unidos, e por alguns momentos felizes acima de tudo.
2) Dizer que conseguiria ou não, é algo complicado, quando somos obrigados a viver momentos difíceis, criamos uma força, uma resistência e uma força de vontade que nos ajuda a viver, mesmo que seja do pior jeito, precisando fazer o que faziam.

Laura Albuquerque2

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Eduarda Araújo Dom Ago 24, 2014 12:18 pm

1)As crianças tinham em média de nove a dezesseis anos.Eram um grupo onde a maioria fora abandonada ou eram órfãs que dependiam do furto para se alimentar e ter o que vestir.
2)Acredito que conseguiria por ser o único meio de sobrevivência,mesmo tendo que roubar,ser exposta a inúmeras doenças e ter que viver em péssimas condições.

Eduarda Araújo

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/08/2014
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Júlia Machado Dom Ago 24, 2014 1:28 pm

1) Eram meninos de todas as idades. A maioria eram órfãos ou foram abandonadas. Viviam do furto, e das ajudas do padre José Pedro e da mãe de santo Aninha. Eram agressivos, falam bastante palavrões.
2) Numa situação de necessidade, onde não me restaria outra escolha, eu provavelmente conseguiria, mas é muito difícil imaginar, uma vez que hoje eu vivo com conforto e todo carinho dos meus pais, coisa que as crianças do Trapiche não tem.

Júlia Machado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por João Vítor Xavier Dom Ago 24, 2014 5:00 pm

1) Eram meninos de 9 aos 16 anos abandonados nas ruas de Salvador, em sua maioria órfãos, viviam de furtos e das ajudas de um padre e uma mãe de santo.
2) Em uma situação de necessidade o ser humano e capaz de fazer coisas que nunca imaginaria, acho que todos nós seriamos capazes de roubar para sobreviver.

João Vítor Xavier

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Lídia Araújo Seg Ago 25, 2014 12:12 pm

1) As crianças do trapiche eram meninos abandonados nas ruas da Bahia,alguns eram órfãos outros eram abandonados pelos pais.Viviam de roubos e de algumas ajudas que algumas pessoas davam eles tinham de 9 a 16 anos.
2)Acho que conseguiria,mais dizer com total certeza e um pouco difícil, anão ser que seja meu único meio de vida.

Lídia Araújo

Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Bruna Borges Seg Ago 25, 2014 2:31 pm

1) As crianças que viviam no Trapiche tinham em média de 10 a 16 anos, eram crianças abandonadas, eram agressivos, nesse grupo tinham uns cem, desses mais de quarenta crianças dormiam nas ruínas do Trapiche. Viviam do furto, de ajudas do padre e da mãe de santo.
2) Acho que eu não conseguiria, não ia conseguir viver exposta a doenças, dormindo no frio, com tantas condições precárias igual os meninos do Trapiche vivem.

Bruna Borges

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Anna Luiza Monteiro Seg Ago 25, 2014 2:41 pm

1) As crianças que viviam no trapiche tinham em média de 10 a 16 anos que, na maioria das vezes, eram órfãs e buscavam a liberdade de perambular pelas ruas da Bahia sem qualquer compromisso. Sobreviviam através do dinheiro que conseguiam pelo furto para poderem se alimentar e da ajuda do padre José Pedro, da mãe de santo Don'aninha e do Querido-de-Deus.
2) Se eu falasse que conseguiria estaria mentindo, pois apesar do companheirismo dos garotos uns com os outros, as péssimas condições em que vivem e as necessidades que passam prevalecem negativamente na vida dos que vivem no Trapiche.

Anna Luiza Monteiro

Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Júlia Lino Seg Ago 25, 2014 2:42 pm

1_ As crianças do Trapiche estavam lá por ter sido abandonadas ou por ter sido orfãs. Vestiam roupas bem simples, viviam roubando para sobreviver e eram todos amigos.
2_ Eu acho que seria muito difícil, eu demoraria a acostumar, mais se fosse pela minha sobrevivência eu faria o possível para me adaptar o mais rápido possível.

Júlia Lino

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por vitor brito Seg Ago 25, 2014 2:54 pm

1) Eram crianças pobres, que viviam em más condições, em um Trapiche sem higiene, em contato com ratos, e outros insetos.
2) Depende, porque por mais difícil que seja, se a gente for obrigado a viver, precisamos conseguir.

vitor brito

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Laura Alves Seg Ago 25, 2014 2:56 pm

1) As crianças que viviam no trapiche eram crianças que perderam ou foram abandonadas pelos pais. Viviam furtando, muitas vezes para ter o que comer ou vestir.
2) Eu não conseguiria, pois com certeza seria muito difícil viver em meio a tanta confusão, passar por dificuldades como frio, fome, e a ausência dos pais.

Laura Alves

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Ana Luísa Morato Nicoli Seg Ago 25, 2014 4:22 pm

1) As crianças do trapiche tinham idade de 10 a 16 anos, que viviam lá por vontade própria ou porque foram abandonados pelos seus pais.
2) Acredito que não, as crianças vivem de uma forma muito difícil, sem uma estrutura familiar, e vivendo nessas condições a forma que tinham para sobreviver era roubar.

Ana Luísa Morato Nicoli

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Nicole Valadares Seg Ago 25, 2014 5:00 pm

1) A maioria das crianças dali perderam seus pais e tinham em média de 10 a 16 anos, viviam de furtos e de algumas pessoas que ajudavam, vestiam farrapos, e moravam em condições precárias.
2) Eu conseguiria se não houvesse outra escolha, mesmo sendo difícil criaria forças para poder sobreviver com tantas condições ruins.

Nicole Valadares

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Vitor Rocha Seg Ago 25, 2014 5:01 pm

1)As crianças do trapiche eram crianças abandonadas pelos pais ou crianças que perderam ou pais,vestiam roupas sujas e rasgados e conviviam com fome, doenças, palavrões e sujeira.
2)Eu acho que consegueria, pois o ser humano quando passa dificuldades faz coisas sem pensar que eu duvidaria como roubar, matar...

Vitor Rocha

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Bianca Nicoli Seg Ago 25, 2014 6:22 pm

1) As crianças que viviam no trapiche tinham de 10 à 16 anos, eram crianças abandonadas e órfãs que furtavam para sobreviver.
2) Acredito que não, devido às péssimas condições pelas quais eles viviam, ficavam expostos à doenças e onde o único meio de sobrevivência era o furto.

Bianca Nicoli

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Vitor Hugo Seg Ago 25, 2014 7:43 pm

1) No trapiche vivam crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, que quase sempre não tinham pais e buscavam a sobrevivência de formal ilegal e/ou com algumas ajudas.

2)Não conseguiria, pois mesmo com o apoio de todos ainda seria uma vida com péssimas condições.

Vitor Hugo

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Laura Arruda Ter Ago 26, 2014 11:25 am

1) As crianças que viviam no trapiche eram órfãos, crianças abandonadas ou crianças que fugiram de casa. Tinham de nove a dezesseis anos e sobreviviam com o dinheiro de furtos, também tinham a ajuda de padre José Pedro, a mãe de santo Don'aninha e seu amigo capoeirista Querido-de-Deus.
2)Em uma situação de muita necessidade, sim. Mas acho que seria um pouco difícil me adaptar à rotina de roubos, ao frio e desconforto do trapiche.

Laura Arruda

Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Giovanni Avelar Ter Ago 26, 2014 11:35 am

1)Na composição do Trapiche existiam crianças de todas as idades,desde pequenos meninos à quase adultos,quando geralmente continuavam suas vidas sozinhos.Conheciam muito bem os mistérios da vida e da cidade que os cercava,eram portanto muito mais experientes que crianças "comuns" de sua idade.Apesar de todas gostarem daquela liberdade presente em suas vidas e até mesmo de sua desenvolvida maturidade,oque mais as crianças sentiam falta não era de luxo ou quartos mobiliados,sentiam falta principalmente de alguém que lhes desse carinho e que realmente gostassem delas.
2)Acredito que em geral o ser humano é moldado pela necessidade e pelo meio ao seu redor,acredito portanto que mesmo com extremas dificuldades eu conseguiria sobreviver nessas precários condições.

Giovanni Avelar

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

 As crianças do Trapiche Empty Re: As crianças do Trapiche

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos